Dia de Santo Antônio: São Paulo celebra dia do santo casamenteiro

de junho é comemorado o Dia de Santo Antônio

Nesta segunda-feira, dia 13 de junho, é celebrado o Dia de Santo Antônio.

Em comemoração ao dia do santo casamenteiro, pela primeira vez, a Praça do Patriarca, em São Paulo, onde fica localizada a Igreja de Santo Antônio, irá promover um festejo.

Serão distribuídos pães - o alimento é símbolo de fartura - e folders com a receita. Além disto, no telão serão exibidos os filmes "Caro Santo Antônio" e "Antônio Guerreiro de Deus".

Também serão realizadas missas de hora em hora. A última, que terá início às 19h, será celebrada pelo Cardeal Emérito Dom Cláudio Hummes.

A história

Nascido em Lisboa, em agosto de 1195, foi batizado com o nome de Fernando de Bulhões. Aos 15 anos, entrou para um convento agostiniano e, em 1220, trocou o nome para Antônio, ingressando na Ordem Franciscana. Lecionou Teologia em várias universidades européias e morreu em 13 de junho de 1231, a caminho de Pádua, na Itália. Padroeiro dos pobres e considerado o santo casamenteiro, também é invocado por pessoas que queiram encontrar objetos desaparecidos.

Receita do Pão de Santo Antônio

Ingredientes:
2 ovos (Símbolo da Vida)
2 colheres (sopa) de açúcar (Doçura)
½ copo de óleo (Cura dos Males)
1 colher (sopa) de sal  (Sabedoria)
2 copos de água morna (Pureza e Limpidez)
3 tabletes ou 45g de fermento biológico fresco (Dá Vida ao Pão)
Farinha de trigo (cerca de 1kg) (Solidariedade)
1 gema com café (para pincelar os pães) (Amizade)

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo, a água e o fermento. Coloque essa mistura em uma tigela e acrescente farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre com uma colher. Quando ficar difícil de mexer, transfira a massa para uma mesa polvilhada com farinha de trigo e continue acrescentando e incorporando farinha no sentido das laterais para o centro, até que fique lisa e homogênea e não grude mais nas mãos, tendo o cuidado de não colocar farinha demais, pois poderá deixar a massa dura. Faça uma bola com toda a massa, coloque em uma vasilha tampada e deixe crescer por uma hora ou até dobrar de volume. Amasse novamente a massa para retirar o ar. Divida a massa em 5 partes (modelagem) para 5 unidades grandes ou quantas partes pequenas quiser. Pincele a gema com café sobre os pães e deixe-os crescendo na assadeira por cerca de 5 minutos. Depois leve ao forno frio, asse em forno baixo e aumente para forno médio pouco antes de começar a dourar.

Ritual:
Ponha no liquidificador os ingredientes do seu dia a dia: Os seus problemas, suas tristezas, suas dores, suas desilusões,, sua família e seus sonhos. Reflita um instante (...) e acrescente aos poucos a farinha de trigo, lembrando que esta farinha, antes era trigo que foi triturado, isto é, esmagado para se tornar um pão...o trigo passou pelo processo da dor e agora é um alimento delicioso que alimenta o corpo e a alma. Santo Antônio que partilhou o pão da palavra e o pão para os pobres vai abençoar a você e sua família, por isso, antes de saboreá-lo, reze esta oração. "Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, abençoai este pão, pela intercessão de Santo Antônio, que por sua pregação e exemplo distribuiu o pão da vossa Palavra aos vossos fiéis. Que este pão recorde aos que o comerem ou distribuírem com devoção o pão que vosso Filho multiplicou no deserto para a multidão faminta, o Pão Eucarístico que nos dai todos os dias no mistério da Eucaristia; e fazei que este pão nos lembre o compromisso para com todos os nossos irmãos necessitados de alimento corporal e espiritual. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, pão vivo que desceu do céu, e dá vida e salvação ao mundo, na unidade do Espírito Santo. Amém".

Simpatias

Para arranjar namorado 1:
Comprar uma pequena imagem de Santo António. Virar o Santo Antônio de cabeça para baixo, dentro de um copo com água, dizendo que o porá de pé quando tiver arranjado namorado.

Para arranjar namorado 2:
Abra a porta da frente da casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial na sua vida, dizendo: "Santo Antônio, protetor dos namorados, faça chegar até a mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz".

Para arrumar casamento:
Vá até um casamento e dê de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, da qual terá retirado o Menino Jesus. Durante o casamento, vá ao altar e peça para se casar com alguém, seja conhecido ou não. Assim que a graça for alcançada, deve voltar à igreja e depositar a imagem do Menino Jesus.

Serviço:

Comemoração do Dia de Santo Antônio
Onde:
Praça do Patriarca - Centro Histórico de São Paulo
Quando: dia 13 de junho, das 7h às 19h


Redatora: Clarissa Mirzeian

Compartilhar