sexta-feira, 18 de maio de 2018 - 08h03 / Atualizado em sexta-feira, 18 de maio de 2018 - 09h17

Namie Wihby entrega truques de uma passarela perfeita

Há mais de 25 anos no ramo, instrutor já trabalhou com grandes nomes da moda e do meio artístico

Namie Wihby parece flutuar em cima do salto alto Foto: Rodrigo Trevisan/Miss Brasil

| entretenimento@band.com.br

Conhecido no meio fashion como “O Melhor do Salto Alto”, Namie Wihby aterrissou em Mangaratiba (RJ) nessa quinta-feira, 17, para ministrar aulas de passarela às 27 candidatas ao título de Miss Brasil BE Emotion 2018.

Em entrevista ao Portal da Band, o instrutor contou que o primeiro desafio foi entender o trabalho corporal de cada menina. “A ideia não é me intrometer ou me envolver na personalidade delas, mas sim deixá-las mais refinadas e chiques para que entendam que o ideal é que a vencedora do Miss Brasil seja um ícone, referência de mulher firme, segura, com muita propriedade e, acima de tudo, com muita elegância”, explica.

Durante os encontros, ele não dá moleza para as aspirantes à coroa. "É muito salto, muita pisada e eu costumo falar que quero ver os pés sangrarem”, brinca.

Na palestra, o profissional não só ensina uma a uma a se portar durante o desfile, como mostra, na prática, os truques para conquistar os jurados. Aliás, a facilidade com que ele caminha em cima de um escarpin de bico fino com salto de 12 cm é de deixar qualquer um de queixo caído.

A técnica começou a ser dominada por Namie ainda na infância, quando se divertia andando no meio fio da calçada sem olhar para baixo. "A primeira grande referência foi minha mãe, que sempre amou andar de salto, sempre muito elegante, então desde pequeno eu a idolatrava. Comecei a andar de sapato alto, de fato, quando entrei para trabalhar em uma das maiores agências de modelos do mundo, a Elite Model. Ficava pensando em como fazer aquelas meninas de 13, 14 anos se sentirem mulheres em cima de um salto. Calcei o meu e fui andar para entender melhor. Já tinha feito um pouco de dança antes, o que me ajudou, e aí veio a pegada: se eu, como homem, consigo ser elegante e até mesmo retratar ou traduzir essa feminilidade, qualquer mulher consegue, basta querer”.

De lá para cá, são mais de 25 anos de experiência e muitas alunas famosas no currículo, como as top Izabel Goulart, Raica de Oliveira, Vivi Orth e Barbara Berguer, além das atrizes Taís Araújo, Débora Nascimento, Sophia Abraão, Giovanna Ewbank, Patrícia Pillar, entre outras. "Izabel Goulart é uma das minhas grandes paixões em termos de elegância, sensualidade, porque ela exala isso e não é à toa que é uma Angel. A Bárbara Berguer é uma mulher com muita autonomia, propriedade e segurança. São dois estilos completamente diferentes, um mais sexy e o outro um pouco mais arrojado, mas são duas modelos incríveis que vale a pena seguir”, afirma.

Namie WihbyRodrigo Trevisan/Miss Brasil


O segredo da passarela perfeita

Toda ‘perfeição’ requer prática, disciplina, técnica e muita persistência. Para Namie Wihby, o segredo de uma passarela impecável está em saber administrar um pouco de tudo. “É preciso ter postura impecável, coluna ereta, um pé à frente do outro, pois o salto requer esse tipo de trabalho. Embora deixe a mulher mais elegante e segura, ele também pode te derrubar se você não andar bem. Eu digo que você tem um amigo ou inimigo que dorme ao seu lado. O ideal é ter muita atitude, propriedade e ir sempre ponderando”, ensina.

E, durante o confinamento, nada de descanso para poupar os pezinhos. "Se você não trabalhar com o salto todos os dias, que sejam 10, 20 minutos, o tempo que puder, ele se torna seu inimigo. Brinco muito dizendo que é para dormir e tomar banho de salto porque quanto mais você praticar, mais segura você vai se sentir com ele. Fora que o sapato alto é um acessório que resgata a feminilidade e para isso precisa dedicação e treinamento".

No caso de um escorregão nada melhor do que seguir à risca a frase `levanta a cabeça, senão a coroa cai’. "Ninguém está livre de um salto que quebra, de um escorregão, então ria da sua própria desgraça. Levante com muita segurança, sorria e caminhe em frente. Não tem muito o que fazer numa hora dessas”, conclui.

A grande final do Miss Brasil BE Emotion 2018 vai ao ar no próximo dias 26, às 22h30, com transmissão exclusiva na tela da Band e no Portal da emissora.