sábado, 28 de setembro de 2013 - 09h29 / Atualizado em sábado, 28 de setembro de 2013 - 14h53

Miss MG revela que tem doença degenerativa

Janaina Barcelos sofre de retinose pigmentar e, segundo os médicos, irá perder a visão com o tempo

Miss Minas Gerais está perdendo a visão aos poucos Foto: Carol Gherardi/Band

| entretenimento@band.com.br

Janaina Barcelos, representante de Minas Gerais, vive um drama. Durante uma visita à Gruta do Maquiné essa semana com as demais candidatas, a beldade pediu para ficar do lado de fora. Ao quer questionada sobre o motivo de não querer entrar no local, ela revelou que sofre de uma doença chamada retinose pigmentar. “Perdi a visão periférica e parte da visão noturna, então não enxergo em lugares escuros. Se eu entrasse iria cair, sair toda machucada”, explicou.

A enfermidade foi descoberta há dois anos, pouco depois da morte de seu pai. “Foi um baque atrás do outro. Eu tropeçava demais e comecei a perceber que não tinha o campo visual à noite. Após fazer vários exames fui diagnosticada. É uma doença rara, que faz com que você vá perdendo a visão gradativamente e não tem cura. A médica me disse que com 50 anos eu não vou mais enxergar”.

Apesar da gravidade, Janaina tem procurado viver o presente. “Eu já chorei muito. Receber uma notícia como essa, no auge de seus 25 anos, essa não é fácil. Fiz todos os tipos de exames que se pode imaginar, inclusive um estudo do meu DNA em Nova York que custou 5 mil dólares. A retinose é uma doença genética, mas no meu caso é mais rara ainda porque ninguém da minha família tem. Só que não vai adiantar nada eu ficar chorando pelos cantos. Acho que Deus só dá uma cruz que a gente consegue suportar”, desabafou.

“Tenho medo de não ver meus filhos crescerem, mas quem sabe não aconteça um milagre. Alguma coisa de bom eu tenho para aprender com isso que estou passando. Ainda estou me acostumando a não enxergar algumas coisas, mas não quero que ninguém tenha pena de mim, pelo contrário, eu quero mostrar que temos que aproveitar cada momento, lutar pelos nossos objetivos independente de qualquer coisa e é isso que estou fazendo: vivendo sem pensar no dia de amanhã”.

Eleja sua favorita

Clique aqui
para conhecer todas as candidatas a Miss Brasil 2013 e escolha a sua preferida. A mais votada será a 15ª semifinalista do concurso.

O maior concurso de beleza do país será realizado neste sábado, dia 28, no Minascentro, em Belo Horizonte, com transmissão exclusiva da Band e do band.com.br.

Miss MGCarol Gherardi/Band