Mario Sergio Cortella lista erros dos pais na hora de educar

Escritor e filósofo foi ao palco do Melhor da Tarde bater um papo sobre as dificuldades de um relacionamento familiar

Tem aquele velho ditado que diz que família é tudo igual e só muda de endereço, mas algumas têm mais dificuldades que outras na hora de educar seus filhos. Para isso, o Melhor da Tarde convidou o escritor e filósofo Mario Sergio Cortella para falar sobre esse tema tão importante.

Ao lado de Catia Fonseca, o palestrante respondeu às dúvidas dos telespectadores do programa. Ele explicou os diferentes obstáculos ao se educar uma criança e como os pais devem agir em determinadas situações. Mario ainda deu ótimas dicas para os pais de primeira viagem e como agir diante dos pequenos para ajudar a construir o caráter deles.

Já nos bastidores, Cortella listou cinco erros mais comuns que todo pai/mãe alguma vez cometeu na hora de educar os filhos. Para ele, não há um método correto para seguir, mas há algumas atitudes que podem ser evitadas.

Quer saber se você já fez uma dessas coisas? Então vamos ver o que Mario Sergio Cortella disse:

Descuido

Imaginar que as coisas vão fluir por si mesmas, quando na verdade não vão. Tudo com relação às crianças precisam ser acompanhadas com empenho. Não dá para descuidar dos filhos, muito menos na hora de educar ou passar princípios para sua formação.

Desatenção

Não prestar atenção naquilo que os filhos estão fazendo, precisam fazer ou que podem parecer estar em ordem é um erro. É necessário prestar atenção, inclusive no conteúdo que eles navegam nas redes sociais. Não é um controle contínuo, mas uma supervisão, estar acompanhando aquilo que deve ser feito de perto.

Incapacidade de assumir responsabilidade

Alguns pais têm dificuldade de assumir a responsabilidade de ser as pessoas que educam e isso traz transtornos e obstáculos fortes na relação familiar. É preciso usar energia para se dedicar ao filho e não desistir e querer que, antes de mais nada, que as coisas aconteçam por si mesmas. É preciso um esforço.

Não pedir ajuda

É um fato de que uma parcela dos pais não recorre a mais ninguém para aprender como educar seus filhos. Acham que vão aprender sozinhos e não é bem assim. Eles têm que usar o mundo digital, os livros, conversar com pessoas de outras idades que já criaram filhos, para que não fiquem isolados. A responsabilidade é deles na criação, mas isso não se aprende sozinho.

"Eles são assim"

As pessoas supõe que não há alternativa, isto é, pressupor que as crianças e jovens são do jeito que são e ponto final. Aquela frase 'Ah, eles são assim, o que eu posso fazer' não é verdade, entende? Eles são assim porque nós os deixamos assim no momento da educação. Se a gente altera a rota, eles deixaram de ser. E se essa atitude é negativa então, é melhor que deixem de ser o mais rápido possível. Afinal, há algumas coisas na vida que é melhor começar a ser antes que seja tarde.

O Melhor da Tarde vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h apenas para São Paulo, e das 15h às 16h para todo o Brasil, na tela da Band (com transmissão simultânea no site e no aplicativo da emissora para smartphones).

Compartilhar

Ler a notÍcia completa

Deixe seu comentário