Saiba como mudar seus hábitos alimentares e cuidar do seu corpo

Dr. Roberto Navarro e a chef Malu Lobo dão dicas de como trocar alguns ingredientes do cardápio para ser mais saudável

O que mais têm por aí são dietas malucas que prometem fazer milagres no corpo em pouco tempo. Mas poucas pessoas se dão conta que certas decisões podem impactar, e muito, a saúde. E é justamente sobre isso que Dr. Roberto Navarro veio conversar com Catia Fonseca no Melhor da Tarde.

Durante o programa, o médico alertou os telespectadores sobre o consumo em excesso dos carboidratos e como identificar a síndrome metabólica. Nos bastidores, o médico deu algumas dicas de como manter o metabolismo funcionando bem, sem dietas mirabolantes.

"É preciso fazer trocas inteligentes. Diminuindo o consumo de produtos refinados, como açúcar, farinha branca, doces, e susbtituir por carboidratos com carga glicêmica baixa, que gera menos açúcar no sangue. Isso a gente chama de escolhas mais Low Carb. Atividade física sempre é bom, e procurar o seu médico, fazer exames para saber se o seu metabolismo está de jogando para uma zona de risco e dar tempo de corrigir com os tratamentos específicos", ressaltou.

Ao lado dele, a chef de cozinha Malu Lobo mostrou no Melhor da Tarde que é possível comer refeições gostosas e ainda continuar com uma alimentação saudável. Fora das câmeras, ela explicou que ingredientes muito comuns são verdadeiros vilões do corpo. "As farinhas refinadas, como as de tapioca, fécula de batata, farinha de arroz. Porque as pessoas começaram a retirar o glúten e começaram e colocar alimentos de carga glicêmica alta. É essa troca que tem que tomar cuidado", disse.

"Se você quer ter essa saciedade e impedir que esse alimento rapidamente absorvido, você precisa adicionar uma fibra. Elas fazem com que vc fique saciado por mais tempo. Hoje em dia Você tem hoje excelentes opções, e que cabem no seu bolso", complementou a cozinheira. Malu ainda ressalta que essa mudança no cardápio não precisa alterar o orçamento da casa, mas sim é uma questão de perspectiva.

"Trocando o modo de preparo, a maneira como prepara os alimentos mesmo, você pode fazer com que eles fiquem deliciosos e substituam os ricos em amido. Todo mundo costuma fazer um chuchu refogado, por exemplo. Se você mudar o modo de preparo dele, como por exemplo assar, legumes assados ficam deliciosos. Você consegue criar variedades na sua alimentação diária e ter um indice glicemico baixo", completou.

O Melhor da Tarde vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h apenas para São Paulo, e das 15h às 16h para todo o Brasil, na tela da Band.

Compartilhar

Ler a notÍcia completa

Deixe seu comentário