Masterchef

Pudim de tapioca: faça a sobremesa sem leite condensado da Pâmela, do MasterChef

Da Redação, com MasterChef

Pudim de tapioca da Pâmela, do MasterChef
Pudim de tapioca da Pâmela, do MasterChef
Reprodução

Que tal preparar um pudim de tapioca neste domingo? Cozinheira do 10º episódio do MasterChef Brasil, Pâmela ensina uma receita sem leite condensado e com um toque especial. “Usei dois ingredientes maravilhosos da região norte, o cumaru, que é a baunilha brasileira, e a farinha de tapioca, subproduto da mandioca”, conta a paraense de 34 anos. Siga o passo a passo e bom apetite.

Pudim de tapioca

Ingredientes da massa:
180 g de leite líquido integral
180 g de creme de leite fresco
90 g de açúcar
2 ovos
2 gemas
30 g de farinha de tapioca
Cumaru ou ou extrato de baunilha (opcional)

Ingredientes da calda:
150 g de açúcar
40 g de água
10 g de manteiga sem sal

Modo de preparo da massa:

Em uma panela, coloque o leite, creme de leite fresco e o aromatizante. Deixe levantar fervura e desligue o fogo. Reserve. Em um pote, bata o açúcar com os ovos e as gemas. Assim que estiver tudo misturado, acrescente a mistura de leite ainda quente (não pare de mexer para que os ovos não cozinhem). Passe pela peneira para tirar qualquer resíduo de gema coagulada. Misture a tapioca e reserve.

Modo de preparo da calda:
Em uma panela, coloque o açúcar e a água. Misture devagar. Assim que começar a ferver, junte a manteiga e não mexa. Aguarde chegar na coloração de caramelo.

Montagem: 
Essa receita é pequena, então o ideal é colocar em seis forminhas individuais. Banhe as formas com o caramelo e despeje a massa do pudim. Leve para assar em banho-maria, em forno pré-aquecido a 160 graus. Quando estiverem prontos, deixe esfriar e leve para gelar. Pronto!