Masterchef

Eliane: Comi muito frango com quiabo na infância

Participante se inspirou nos chefs Janaína e Jefferson Rueda para preparar algo bem brasileiro

Vinícius de Melo

Eliane surpreendeu os jurados convidados com seu frango com quiabo
Eliane surpreendeu os jurados convidados com seu frango com quiabo
Carlos Reinis/Band

[template id="16443476" tipo="video"]Os participantes da quinta temporada do MasterChef Brasil tiveram a oportunidade de cozinhar ao lado de dois dos chefs mais renomados do país, Janaína e Jefferson Rueda, do bar A Casa do Porco. Inspirada pela presença dos convidados, Eliane Ribeiro apostou em um prato bastante brasileiro e conseguiu agradar.

"Quando eu vi os chefs, eu imaginei que a gente teria que preparar algo muito brasileiro. Então, eu fiquei muito feliz porque é uma área que eu gosto, mas também uma oportunidade de fazer algo do Brasil e transformar isso em um prato MasterChef. Era a oportunidade perfeita", contou a empresária em entrevista ao Portal da Band.

"Eu realmente comi muito frango com quiabo durante a minha infância e também depois de adulta, quando eu ia na casa da minha mãe. Era um prato que eu sempre pedia para ela fazer. Quando vi que na Caixa Misteriosa tinha esses ingredientes, eu tive certeza de que era esse prato que eu iria preparar, para trazer aquele sabor realmente caseiro", completou.

Para dar o toque do MasterChef Brasil, Eliane apostou em um purê de abóbora com banana. "Tinham muitos ingredientes, mas eu queria ir para o "menos é mais". Pensei em fazer apenas um purê de abóbora, mas quando os chefs comentaram da fruta, eu resolvi arriscar. Eu preparei a abóbora, juntei com a banana caramelizada e provei. Estava muito bom, com um sabor sutil da banana, mas ainda presente. Imaginei que os chefs também poderiam gostar", disse.

Muito criticada pela aparência dos seus pratos, a cozinheira amadora vem tentando melhor essa parte. "Estou começando a dedicar mais tempo na hora do empratamento, para não fazer de qualquer maneira. Como eu tive tempo hoje, pensei em como eu queria trazer esse frango de uma forma mais contemporânea, para não parecer tão simples. Calculei bem o tempo de preparo para poder me organizar. Como fiz poucos preparos, tive tempo para pensar em apresentar um prato bonito", contou.

Eliane ainda falou sobre os elogios que ganhou após ter sido eleita como o melhor prato da noite por Janaína e Jefferson Rueda. "Você se sente nas nuvens. Eu fiquei muito emocionado do chef ter comparado o meu prato com o da vó dele, que era muito bom. Eu me senti orgulhosa de, mais uma vez, ter apresentado uma comida realmente de qualidade, a ponto de receber tantos elogios. Eu fiquei muito satisfeita e honrada por todos os elogios que recebi", disse.

"Entrei no programa com o intuito de sempre dar o meu melhor. Já cheguei a estrar entre os piores algumas vezes, o que me fez acordar e perceber que nem sempre é preciso inventar. Vale ir para o lado mais seguro, apresentando de uma forma bonita, com sabor, com coerência e sem que os ingredientes briguem entre si", continuou.

"Tenho colocado em prática tudo que escutei dos chefs em todas as avaliações que eu já tive, até hoje. Então, eu tenho essa cabeça de absorver bem essas avaliações, pegar o que é melhor, o que é realmente direcionado para mim e melhorado. Acho que isso tem se mostrado agora, porque eu estou conseguindo ser destaque. Estou conseguindo me organizar melhor", finalizou.

Cozinheiros usam ingredientes de Janaina e Jefferson Rueda; veja fotos

[galeria]10000013505/preto/1[/galeria]