Alê Costa: Chocolate é uma delícia de qualquer jeito

Chocolatier da marca Cacau Show comentou o desempenho das sobremesas das equipes do MasterChef

Alê Costa, chocolatier da marca Cacau Show, foi um dos convidados do jantar beneficente promovido pelo MasterChef Brasil para angariar fundos para a ONG Casa do Zezinho, que ajuda crianças e adolescentes que vivem em situações de alta vulnerabilidade social.

Em entrevista ao Portal da Band, o empresário contou como preparar uma boa sobremesa de chocolate – item que era obrigatório neste desafio para os cozinheiros amadores. "O segredo é respeitar o ingrediente. O chocolate tem uma coisa muito séria com temperaturas. Quando se faz a ganache, o creme, tem que ser em uma temperatura morna", disse.

"Se ele está muito quente, ele separa e sai a manteiga de cacau. O chocolate ao leite e o branco também não podem ir em temperaturas muito altas no forno. Já o chocolate amargo aguenta mais", completou Alê Costa.

Questionado sobre qual seria sua sobremesa favorita, o chocolatier não se fez de rogado. "Eu gosto de tudo que vai chocolate: suflê, mousse... Tem que tomar cuidado para não ficar enjoativo, porque chocolate é muito denso. A gente fez um terrini esses dias com chocolate ao leite, branco e meio amargo. Ficou bem interessante. Chocolate é uma delícia de qualquer jeito", disse bem humorado.

Já sobre o desempenho das equipes, o empresário afirmou ter ficado preocupado com o tempo. "Cozinhar para 60 pessoas convidadas é diferente de cozinhar só para os chefs. Eu gostei bastante da equipe azul, porque tem uma questão emocional. Foi a sobremesa do meu casamento. Eles executaram legal e deu tudo certo", explicou.

"Já a equipe vermelha fez um bolo com bastante chocolate amargo. Eu só dei uma orientada para eles usarem chocolates distintos: um com origem do Ceará, que tem um sabor muito particular para fazer a ganache; e outro chocolate, 70%, para fazer o bolo. Era uma coisa simples, mas a execução fez toda a diferença", finalizou.

Jockey Club recebe prova beneficente do MasterChef; veja fotos

Compartilhar

Ler a notÍcia completa

Deixe seu comentário