Escolhi quem me surpreendeu, diz Thiago Castanho

Renomado chef paraense explicou seu critério durante a prova de eliminação e elogiou participantes

O renomado chef de cozinha Thiago Castanho elogiou os participantes da quarta temporada do MasterChef Brasil. Responsável por trazer ingredientes típicos do Pará para a cozinha mais famosa do país, ele revelou ao Portal da Band ter se surpreendido com os cozinheiros amadores.

"Muitos deles seguiram as dicas que eu dei e acabaram seguindo a mesma receita, mas um o outro me surpreenderam. Foi esse o meu critério de escolha. A maioria dos pratos estava bom, mas eu optei escolher por quem fez além do que eu havia passado", disse o chef de cozinha.

"Por exemplo, a Deborah fez um arroz de aviú e eu não tinha tocado nesse assunto. O Fabrizio temperou o peixe do jeito que ele é temperado no Pará e eu não tinha falado disso. Já o Valter fez uma moqueca paraense, que também é algo muito tradicional. Você vê pirão e moqueca sendo servidos em muitos restaurantes e casas de Belém", completou (você pode conferir as três receitas vencedoras aqui).

"Fiquei surpreso com eles, porque em uma hora não é fácil cozinhar algo regional. A gente pensa que não é difícil, mas acredito que até um profissional gabaritado se enrolaria um pouco", garantiu Thiago Castanho. Questionado sobre o que não poderia faltar em um menu tipicamente da sua cidade, Thiago Castanho citou três ingredientes. "Tucupi, jambu e chicória-do-Pará. Acho que se você quer tocar na alma de um paraense, você tem que usar esses três alimentos", afirmou.

Fã da franquia MasterChef, o chef de cozinha disse que assiste ao programa sempre que consegue. "Eu já assisti muito, inclusive antes de vir para o Brasil, quanto eu tinha mais tempo de ver. Atualmente, eu acompanho mais pela internet. Acho que é um programa legal, que ajuda muito a fazer pensar na gastronomia. Tenho cozinheiros meus que eram populares e que estão com a gente há um tempo. Quando eles veem um programa na televisão como esse, eles se identificam", finalizou.

Chef Thiago Castanho apresenta ingredientes do Pará; veja fotos da prova:

Compartilhar

Ler a notÍcia completa

Deixe seu comentário