Tamanho de fonte
Atualizado em terça-feira, 21 de dezembro de 2010 - 06h38

A origem do Cartão de Natal e o significado de suas cores tradicionais

Os cartões surgiram em 1845, na Inglaterra / Foto: Divulgação Os cartões surgiram em 1845, na Inglaterra Foto: Divulgação

Presentear é um ato tão antigo quanto a própria humanidade; é uma reação que acompanha importantes rituais em todas as sociedades, inclusive na ocasião do Natal.

O presente natalino é uma tradição que tem raízes cristãs inspiradas na visita dos três reis Magos ao menino Jesus. Belchior, Gaspar e Baltasar ofereceram ouro, incenso e mirra ao salvador, assim como nós oferecemos diversos tipos de presente aos nossos amigos, familiares e conhecidos – entre eles e acompanhando-os, estão os tradicionais cartões de Natal.

Os cartões podem ser considerados itens recentes da celebração do Natal. O primeiro surgiu na Inglaterra em 1845, quando Sir Henry Cole, diretor do Museu Britânico, percebeu que não teria tempo para escrever à mão felicitações natalinas para todos os seus conhecidos.

O pintor John Calcott Horsley foi incumbido da missão: ele desenhou uma família ao redor de uma mesa bastante farta e colocou, ao lado, um rico dando comida a crianças pobres. Havia também, é claro, a mensagem em inglês de “Feliz Natal e Próspero Ano Novo”.

Cole imprimiu cerca de 1000 cópias do cartão e distribuiu entre seus conhecidos. A ideia foi tão inovadora que no ano seguinte já era uma prática comum na sua região. Daí em diante, a moda invadiu o resto mundo.

Cores do Natal

Os cartões não precisam ser necessariamente das cores da festa natalina, vermelho e verde. Quando o são, porém, eles ganham todo um significado especial. O verde representa a renovação, a esperança e a regeneração, enquanto que o vermelho está ligado ao fogo e ao poder, bem como ao amor divino. O dourado às vezes é utilizado também, simbolizando a luz da ressurreição de Cristo.  


Redação: Clara Velasco

Cadastrando-se em nossa newsletter, você receberá diariamente em seu e-mail as últimas Notícias de Entretenimento do Band.com.br
Aceito receber e-mails da Band e parceiros