Tamanho de fonte
Atualizado em segunda-feira, 17 de julho de 2017 - 10h27

Martin Landau morre aos 89 anos

Ator sofreu complicações inesperadas durante uma breve internação
Martin Landau conquistou um Oscar em 1995 por interpretar Bela Lugosi / Danny Moloshok/Reuters Martin Landau conquistou um Oscar em 1995 por interpretar Bela Lugosi Danny Moloshok/Reuters

Martin Landau, um talentoso e produtivo ator que atingiu o estrelato na TV norte-americana com seu papel no seriado Missão Impossível e ganhou um Oscar por sua interpretação de Béla Lugosi no filme  Ed Wood, de 1994, morreu aos 89 anos.

O artista morreu no centro médico UCLA em Los Angeles no sábado, dia 15, devido a complicações inesperadas durante uma breve internação por uma doença não divulgada, disse seu assessor Dick Guttman em comunicado no domingo, dia 16.

Sua longa carreira teve altos e baixos notáveis. Ele realizou performances elogiadas em filmes de importantes diretores incluindo Francis Ford Coppola, Woody Allen e Tim Burton, foi nomeado três vezes ao Oscar e estrelou a série de espionagem Missão Impossível nos anos 60 ao lado de sua então mulher Barbara Bain.

Entretanto, durante um momento de estagnação na carreira, o nova-iorquino definhou em projetos de menor qualidade como o filme de 1981 The Harlem Globetrotters on Gilligan's Island e o dispensável filme de mutantes de 1983 A Noite do Medo.

Landau foi nomeado como Melhor Ator Coadjuvante por sua interpretação em Ed Wood do ator em decadência e viciado em morfina Lugosi, estrela de Drácula. O elenco da homenagem de Tim Burton ao diretor Wood incluiu Johnny Depp, Bill Murray, Sarah Jessica Parker e o lutador George Steele.

Leia também:
Cineasta George A. Romero morre aos 77 anos
Lea Michele relembra morte de Cory Monteith
Valesca Popozuda lamenta a morte de seu DJ e amigo