Com Daniel Bork. De segunda a sexta, às 9h

Compartilhe:

Bolo Surpresa de Chocolate

Versão para impressão

Ingredientes



Para a Massa:
5 ovos
360 gramas de açúcar refinado
45 gramas de chocolate em pó peneirado
240 gramas de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
240 ml de leite fervente

Para o Recheio:
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
3 unidades de gemas
72 gramas de amido de milho
2 ml de essência de baunilha
1 xícara (chá) de chocolate em pó peneirado
300 gramas de creme de leite sem soro e gelado

Para a Cobertura:
100 gramas de chocolate meio amargo derretido
240 ml de água
360 gramas de açúcar refinado
3 claras de ovos

Modo de preparo

Para a massa, na batedeira, bata as claras em neve. Junte as gemas aos poucos e continue batendo até obter uma mistura leve. Sem parar de bater, acrescente o açúcar. Adicione a farinha misturada com o chocolate em pó e depois o leite. Bata até obter uma massa homogênea. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente o fermento em pó.
Coloque a massa na fôrma preparada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que, ao enfiar um palito no centro da massa ele saia limpo.

 

Para o recheio, bata todos os ingredientes no liquidificador exceto o creme de leite. Em uma panela média, leve essa mistura ao fogo médio, mexendo sempre até ferver e engrossar. Depois que estiver frio, bata o creme na batedeira e aos poucos, junte o creme de leite sem parar de bater, até formar um creme liso. Reserve na geladeira até o momento da montagem.

 

Para a montagem, desenforme o bolo e corte-o em fatias de 2cm de largura, tirando a medida do seu aro (20cm de largura por 10cm de altura) para que fique com o tamanho adequado e encaixando perfeitamente. Forre um aro quadrado com papel alumínio e arrume as tiras de bolo no fundo. Deixe um espaço mínimo entre elas de mais ou menos 2 milímetros. Distribua metade do recheio apertando para que este penetre nas fendas das tiras de bolo e faça uma nova camada de tiras perpendicular à de baixo. Espalhe o restante do recheio e coloque por cima as tiras de bolo restantes, novamente perpendicular à camada anterior. Cubra com papel alumínio e leve à geladeira de um dia para o outro ou por aproximadamente 6 horas.

 

Para o marshmallow, em uma panela, coloque a água e o açúcar e leve ao fogo médio. Mexa até dissolver o açúcar. Quando começar a ferver, cozinhe por aproximadamente 15 minutos ou até atingir o ponto de bala dura. Na batedeira, bata as claras em neve. Com a batedeira ligada, despeje a calda bem quente, caindo em fio sobre as claras. Bata até esfriar para ficar um merengue consistente e brilhante. Junte o chocolate derretido e bata até obter uma mistura homogênea. Desenforme o bolo, retire o papel alumínio e com ajuda de uma espátula, cubra-o com o marshmallow de chocolate. Aplique a decoração de placas e laço de chocolate.

 

 

Chef Giuliana Cupini
http://www.giulianacupini.com.br/

Daniel Bork 1 hora

Mais Buscadas