Com Daniel Bork. De segunda a sexta, às 9h10

Compartilhe:

Bolo Especial de Tapioca da Bahia

Versão para impressão

Ingredientes



Massa:
3 xícaras (chá) de farinha de tapioca em flocos
1 coco seco ralado (na Bahia chama-se “coco fresco”)
1 pitada de sal
250 gramas de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
6 ovos (claras em neve)
1½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
300 ml de leite de coco
300 ml de leite

Cobertura:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
50 ml de leite
100 gramas de chocolate branco picado

Farofa doce:
3 xícaras (chá) de farinha de tapioca em flocos
1 coco fresco ralado
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de açúcar

Caramelo:
2 xícaras (chá) de açúcar cristal
100 ml de água

Modo de preparo

Para o caramelo, coloque em uma panela o açúcar e derreta-o. Quando estiver totalmente derretido, coloque a água e mexa com o auxílio de um pão duro. Deixe o caramelo dissolver na água. Em seguida, coloque na forma de orifício central e reserve.

 

Para o bolo, bata as claras em neves e reserve. Combine em uma tigela a farinha de tapioca, o coco ralado e o sal. Reserve por alguns minutos. A parte, bata a manteiga, o açúcar e as gemas. Aos poucos vá agregando a farinha de trigo já com o fermento, a mistura de tapioca, o leite de coco e o leite. Por fim, retire da batedeira e acrescente as claras em neve. Despeje na forma caramelizada e leve ao forno a 190ºC por aproximadamente 30 minutos.

 

Para a cobertura, leve ao fogo o leite condensado, o creme de leite e a farinha de trigo. Sempre mexendo em fogo baixo. Assim que levantar fervura, retire do fogo e junte o chocolate branco. Tampe e reserve por cerca de 2 a 3 minutos. Leve a um recipiente amanteigado e reserve por cerca de 2 minutos.

 

Para a farofa doce, combine em uma tigela a farinha de tapioca, o coco ralado, o sal e o açúcar. Mexa com o auxílio de 2 garfos. Transfira para uma assadeira e leve ao forno a 150ºC. Misturando de vez em quando, até ela ficar um pouco dourada. Retire do forno e conserve em potes de vidro hermeticamente fechado.



Dica: com a mesma receita da cobertura, deixe mais tempo no fogo, até chegar no ponto de brigadeiro. Deixe gelar, enrole e passe no coco desidratado dourado/queimado.

Daniel Bork 1 hora