Você sabia que no Brasil, o Hidi é o Dia de São Jorge?

Apesar das diferenças religiosas, a data é comemorada em muitas culturas

Quem não perde nenhum capítulo de Amor Proibido viu que essa semana os empregados de Adnan ensinaram Nilay a fazer o ritual do Hidirellez (se pronuncia "raderelés"), uma festa muito tradicional para comemorar o fim do inverno e a chegada da primavera.

A estação das flores para os turcos, que são muito supersticiosos, traz um novo tempo e representa a regeneração da vida. O Hidi, como é popularmente apelidado, também celebra o dia em que os profetas Al-Khidr e Elijah se encontram na terra, trazendo a bondade e a abundância.

Eles acreditam que Al-Khidr virou imortal bebendo a água da vida, e por ter ajudado muitas pessoas doentes, o profeta simboliza a saúde, felicidade e esperança. É por isso que o ritual deve ser feito próximo a algum lugar com água, como o mar, rio ou lagoa.

Durante a comemoração, os turcos têm que deixar suas casas e jardins limpos para renovar as energias do lar. Depois, eles escrevem o próprio nome e um desejo no papel, e juntam com moedas.

Esse dinheiro deve ser preso em uma flor, que geralmente é uma rosa. A crença é que durante a noite o profeta vai passar e abençoar aquele pedido. No dia seguinte, a moeda volta para a carteira e nunca deve ser utilizada.

Durante o festival, eles também pulam três vezes uma fogueira e antes do sol nascer, escrevem novamente seus desejos perto da água. Os pedidos costumam ser carro, dinheiro, saúde, felicidade e um par para se casar.

O Hidirellez já é Património Cultural Imaterial da UNESCO e na Turquia é comemorado nos dias 5 e 6 de maio.

A comemoração no Brasil

O que muitos não sabem é que as figuras islâmicas de Al-Khidr e Elijah também são reconhecidas no cristianismo. Eles são respectivamente São Jorge e o profeta Elias na nossa cultura.

Diferente do que é contado no Hidirellez, São Jorge na verdade foi imortalizado na lenda em que mata o dragão. O que todos reconhecem, é que ele nasceu na Capadócia, que fica no país de Amor Proibido.

Aqui no Brasil, em quase toda Europa e em outros lugares do mundo, o dia 23 de abril é a data oficialmente aceita do falecimento do santo. Por ser padroeiro da Inglaterra, no Reino Unido essa data também é o Dia Nacional.

São Jorge também é conhecido como protetor do Rio de Janeiro e por isso é feriado no Estado carioca, com direito a muitas festas e rituais, assim como na Turquia.

Compartilhar

Ler a notÍcia completa

Deixe seu comentário